Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
EMEIEF Maria das Graças Sant´Ana Menário , comemora dia do Autismo.
03/04/2018 14:45 em SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE GUARAPARI

 A EMEIEF Maria das Graças Sant´Ana Menário, situada na Av Antonio Guimarães s/nº, bairro Itapebussu, no dia 02 de abril de 2018, que é considerado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo,  fez uma grande mobilização com sua comunidade escolar levando a todos informação sobre este transtorno. O dia começou com toda a comunidade vestindo azul, que é a cor símbolo da campanha, seguida por exibição de vídeo, no qual continha um personagem que era autista. As crianças gostaram muito, pois através de uma linguagem imagética puderam compreender algumas características desse transtorno. Após a exibição, as crianças tiveram liberdade para perguntar coisas do seu universo de curiosidade e vivência: “Tia, se uma criança autista estiver perdida na rua o que eu faço?” “Como me aproximo de uma criança autista?” “Eu tenho um amigo autista!” “Todos nós somos diferentes!” O momento de debate foi muito gratificante e pudemos ratificar que é através da informação e da abertura de espaços para o diálogo que a escola contribui para uma sociedade mais justa e igualitária.

 Esta experiência foi vivenciada nos dois turnos de funcionamento da escola e em todas as turmas, desde a educação infantil até o 5º ano e a mobilização não se encerrou. A noite, a escola inaugurou o “Café com Prosa” e a temática da roda de conversa foi sobre o Autismo. Compareceram ao evento mais de 30 pessoas, entre elas profissionais de diversas escolas públicas e particulares além de pais de crianças autistas e com os mediadores puderam dialogar sobre o diagnóstico, o papel da família e da escola para o processo de escolarização de sujeitos com Autismo. A noite foi mágica!! Os participantes gostaram bastante da dinâmica do Café com Prosa e avaliaram o encontro como: “emocionante”, “esclarecedor”, “espaço de aprendizagem e conhecimento”.

 Mobilizar é preciso!! E a escola contribuiu na formação de cidadãos efetivando seu papel de instruir mas também de gerar pessoas capazes de respeitar e conviver com as diferenças.

 

                                           

 

 

 

COMENTÁRIOS