Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
PROJETO GOL DE LETRA: Uma ferramenta de intervenção no cotidiano escolar
13/04/2018 09:39 em SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE GUARAPARI

 

PROJETO GOL DE LETRA:

 

Uma ferramenta de intervenção no cotidiano escolar

 

Data de início : 04 de abril
Idealizador: Jair Vaillan Lima

 

No dia 27 de março de 2018 foi lançado o projeto Projeto"Gol de Letra" Educação e Esporte aliados fiéis almejando o sucesso dos alunos numa perspectiva além da educação! 
Data marcante para a história da educação e do esporte da EMEF BENEDITA MARTINS DE SOUZA , agradecemos todo o apoio e presença da Secretária de Educação Sônia Meriguete, o Coordenador do Complexo Esportivo Kléber Lacerda, o atleta, ex-aluno e parceiro do Projeto Vinícius Ferreira, toda comunidade escolar que sempre se faz presente em nossa escola e equipe pedagógica. 
Data de início : 04 de abril
Idealizador: Jair Vaillan Lima

 

A prática do esporte no ambiente escolar passou a ser repensada a partir do ponto de vista de fator social que tal prática exerce no cotidiano dos alunos. Diante da problemática que se configura em grande parte das escolas públicas, como o desinteresse dos alunos pelos estudos, a ausência da família e consequentemente o abandono e evasão escolar, faz com que essas crianças e adolescentes fiquem entregues ao risco da exposição nas ruas. Nessa perspectiva, é apresentado o Projeto Gol de Letra, que será desenvolvido na EMEF "Benedita Martins de Souza", no município de Guarapari - ES, com alunos entre 10 e 15 anos, tendo como foco a prática do futsal na escola. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, que segundo Tripp(2005) é o emprego da teoria na prática, facilitando a compreensão do desenvolvimento e treinamento desse esporte em si. Nesse sentido, o futsal vem atuar como uma ferramenta de intervenção pedagógica, visando melhorias no ensino-aprendizado dos alunos. Palavras-chave: Projeto Gol de Letra - alunos - cotidiano escolar

 

Nesta perspectiva percebemos que a prática do esporte futsal na escola, através do Projeto Gol de Letra vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos alunos participantes do projeto, melhorando na sua qualidade de vida, interesse em melhor desempenhar-se nas disciplinas escolares e a melhoria das relações interpessoais no ambiente escolar, amenizando o nível de indisciplina dos alunos. A partir desta iniciativa temos constatado que a interação social, bem como os valores apresentados e desenvolvidos no projeto tem sido compreendida pelos alunos. Assim como o interesse em compreender as táticas metodológicas da prática do futsal e compreendendo que todo jogo precisa ser estabelecido através de regras técnicas, práticas e sociais. Neste sentido podemos destacar que os pontos citados acima estão sendo englobados pelo projeto, bem como a aceitação da comunidade escolar e externa. Por isso, num processo de longo prazo, a Educação Física deve levar o aluno a descobrir motivos e sentidos nas práticas corporais, favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas para com elas, levar à aprendizagem de comportamentos adequados à sua prática, levar ao conhecimento, compreensão e análise de seu intelecto os dados científicos e filosóficos relacionados à cultura corporal de movimento, dirigir sua vontade e sua emoção para a prática e a apreciação do corpo em movimento. (BETTI, M; ZULIANI, R. L, 2002). Este trabalho tem o propósito de trazer novas contribuições teóricos-metodológicas sobre o esporte, exclusivamente o futsal, como ele pode ser uma ferramenta que influencia a formação do aluno e requer conhecimento significativo que constatam, interpreta e compreende os dados da realidade, ampliando e aprofundando o conhecimento sistematizado. Espera-se então, a mudança no comportamento dos alunos dia após dia, pois muitos nem sabem as regras básicas do esporte, não têm respeito mútuo e não levam a sério os treinamentos, e com o trabalho desenvolvido nas aulas, nossa intenção é dar continuidade ao Projeto nos próximos anos.

 

CRONOGRAMA DOS TREINOS - QUARTAS FEIRAS SEMANAIS ∙ 09:00 às 10:00 - INFANTIL 1 (alunos dos 4° e 5° anos) ∙ 10:00 às 11:00 - INFANTIL 1 ∙ 15:00 às 16:00 - INFANTIL 2 e 3 (alunos dos 6° anos) * ∙ 16:00 às 17:00 - JUVENIL GRUPO INFANTIL - até 13 anos GRUPO JUVENIL - a partir de 14 anos Conforme o cronograma acima, iniciamos com treinamentos às quartas feiras, com horários das 9:00 às 11:00 e das 15:00 às 17:00 horas, sendo que o grupo infantil, devido a sua grande demanda, totalizando 90 alunos, foi dividido em 03 grupos, onde dois grupos dividirão horário de treino na semana, ou seja, semanas alternadas de atendimento. *Exemplo: Grupo 2 - semana 1 e 3 do mês; Grupo 3 - semana 2 e 4 do mês. Já o grupo Juvenil, com 24 alunos, será atendido semanalmente.

 

No dia 27 de março de 2018 foi lançado o projeto Projeto"Gol de Letra" Educação e Esporte aliados

 

fiéis almejando o sucesso dos alunos numa perspectiva além da educação! 

Data marcante para a história da educação e do esporte da EMEF BENEDITA MARTINS DE SOUZA 
Agradecemos todo o apoio e presença da Secretária de Educação Sônia Meriguete, o Coordenador do Complexo Esportivo Kléber Lacerda, o atleta, ex-aluno e parceiro do Projeto Vinícius Ferreira, toda comunidade escolar que sempre se faz presente em nossa escola e equipe pedagógica. 
Data de início : 04 de abril
Idealizador: Jair Vaillan Lima

 

COMENTÁRIOS