Volume
Redes
Sociais
HISTÓRICO DO PROJ. DE EDUCOMUNICAÇÃO STARK

 Rádio Escola Stark é um projeto criado pela Comunicóloga Carla Andressa S. da Silva, para operar na Escola Municipal Presidente Costa e Silva com o objetivo de promover a interação “alunos, professores e comunidade”, tendo como foco principal o melhor aproveitamento cultural dos seus alunos.

Entendemos que uma Rádio Escola desenvolve ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico de comunidades escolares, o desenvolvimento de cidadãos protagonistas e o treinamento de grupos profissionais.

Entendemos, também, que o salto tecnológico que tem causado profundas modificações culturais pode efetivamente trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber através das variadas mídias existentes.

Na área educacional, as novas tecnologias potencializam as técnicas mais antigas, integrando-se a elas e proporcionando uma democratização da produção e recepção do conhecimento e das informações (informações aqui entendidas como patrimônio público, de acesso aberto a todo o povo brasileiro).

A interatividade, cada vez maior, dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas dos que dela fazem uso. Caso contrário, aparecerá uma nova forma de exclusão social: o analfabetismo dos meios de comunicação.

Com essa consciência, o Diretor da Escola Presidente Costa e Silva, Davimar Ávila de Lima inaugurou em junho de 2009, com as presenças do Sr. Prefeito Edson Magalhães, da Secretária de Educação Sra. Jacinta Meriguete Costa e representantes da sociedade local, a “Rádio Escola Stark”, que, desde então, vem prestando relevantes serviços à comunidade escolar.

Em julho de 2009, com menos de 1 mês de inaugurada, a Rádio Escola Stark, começou a transmitir, também, via internet, através do Site www.radioescolastark.com, o qual tem sido de grande utilidade para professores, alunos, pais, e a todos que direta ou indiretamente estão comprometidos com uma educação de qualidade.   

Em Janeiro de 2010 a Stark recebeu o convite da Rádio Justiça (Brasília - STF) para participar, em rede nacional, de uma programação especial no Dia Internacional da Criança e do Adolescente que foi levada ao ar, no dia 07 de março de 2010, tendo como tema “Todas as Crianças. Todos os Direitos”.          A Rádio Escola Stark foi a única rádio do ES a participar dessa programação em rede nacional.

Desde então a Rádio Escola Stark evoluiu, passando de uma simples rádio escolar, funcionando internamente em horas de recreio, para o que é hoje, “SISTEMA STARK DE EDUCOMUNICAÇÃO”, compondo-se de:

RÁDIO ESCOLA.

RÁDIO WEB - que, além da sua programação musical, disponibiliza para seus ouvintes, campanhas educativas com dicas de saúde, cidadania, valorização do professor, valorização da escola e, de acordo com o registrado em nosso “Mapa de Acessos” já foi ouvida em todos os estados brasileiros e em mais de cinquenta países, tornando-se, assim, um sistema de Educomunicação internacional.

SITE EDUCATIVO- disponibilizando uma gama de conteúdo útil para toda a comunidade escolar: Professores, Alunos, Pais e todas as pessoas que se interessam por uma educação de qualidade. Nele, o professor pode encontrar material didático, planos de aula, sugestões, além de poder acessar e imprimir o seu contra cheque atualizado (disponível apenas para os professores da rede pública de Guarapari). Para os alunos, o site disponibiliza material de pesquisa sobre qualquer assunto, além dos principais jornais, revistas e jogos educativos. Para os pais, disponibiliza artigos e cartilha de acompanhamento e desenvolvimento escolar dos filhos.

O “SISTEMA STARK DE EDUCOMUNICAÇÃO”, também criou o “Vídeo Escola” para que os alunos possam aprender e praticar fotografia, filmagens, uso de microfone, redação, entrevistas, etc. O Vídeo Escola, com o seu quadro, “Vídeo Reportagem Stark”, tem sido muito útil, também, na divulgação e na cobertura dos eventos da SEMED e das escolas municipais.

Embora o Projeto “STARK DE EDUCOMUNICAÇÃO” tenha uma história de muitos sucessos, ele passou por momentos difíceis no ano 2014, só não encerrando as suas atividades graças a colaboração de amigos que arcaram com as despesas do site e o mantiveram em atividade.

Em fevereiro de 2015, tendo em vista o fechamento da escola Presidente Costa e Silva para obras de ampliação, houve a necessidade de remanejar as instalações do Studio da Rádio Escola Stark para outro lugar. Foi quando surgiu o professor Glauner dos Santos Neumeg, diretor da EMEF Ignez Massad Cola e sua diretora adjunta Aleksandra Minassa, ambos entusiastas na busca de novas técnicas para um melhor aproveitamento cultural dos seus alunos, disponibilizando as dependências da sua escola para as instalações do Studio da Rádio Stark que passou a ter um novo endereço: EMEF Ignez Massad Cola - Rua Lino Pinto da Silva S/N – Itapebussu – Guarapari ES.

Nós da Equipe Stark agradecemos a todos que sempre nos prestigiaram visitando nosso site, dando suas opiniões, deixando seus recados, pedindo músicas, respondendo a nossa enquete... e solicitamos que continuem a nos dá esse prestígio e colaboração na busca de uma educação de qualidade.

Ao Diretor Glauner e sua Adjunta Aleksandra, o agradecimento da equipe Stark pelo apoio.

Aos alunos que por aqui passaram e, por terem completado o seu ciclo escolar, tiveram que nos deixar, esperamos ter sido úteis em suas vidas e desejamos muito sucesso em suas carreiras.

Dessa forma, nós, da Equipe Stark, sentimo-nos realizados e com a consciência do dever cumprido.