Volume
Redes
Sociais
GPPE - PROJETOS EDUCACIONAIS

 

O Projeto “Laviola Tênis Club”, em parceria com a Secretária Municipal da Educação(SEMED), retornou suas atividades com força total no dia seis(06) de março 2018. As aulas e o material são gratuitos e ministradoas em 2 turnos, atendendo aos alunos da escola Florisbela Lino Bandeira  , o projeto tem como objetivo é oferecer acesso às crianças e adolescentes de baixa renda a esse esporte que ainda é restrito a muitas pessoas devido ao alto custo e sua missão é: Facilitar o acesso ao esporte, fomentar a interação, convivência, harmonia, responsabilidade, criar hábitos mais saudáveis, além desenvolver o raciocínio logico.

 

Projeto “Laviola Tênis Club”: Av. Paraná na Praia do Morro

 

            PROJETO  "LAVIOLA TÊNIS CLUB" RETORNA SUAS ATIVIDADES

 

Projeto “Laviola Tênis Club”: Av. Paraná na Praia do Morro

          

    ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                    

 

Projeto Violino

 

Abrangência: 100 (cem ) alunos das Escolas Públicas Municipais de Guarapari:

Professor Rafael Pires Farage

EMEIEF Zilnete Pereira Guimarães (escola Polo)

EMEF Presidente Costa e Silva

EMEIEF Florisbela Lino Bandeira

EMEIEF Otacília Borges Figueredo

 

O Objetivo deste projeto é proporcionar formação integral dos alunos do Ensino Fundamental, gerando uma ação positiva de criação de possibilidades de acesso a informação, cultura, entretenimento,  atividades de estímulo sócio/educacional/afetivo, cognitivo e psicomotor aos adolescentes, por meio de aulas de instrumentos musicais e apresentações públicas.

Em termos específicos musicalizar significa tornar o indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical. Em termos práticos, é a pré escola da Música. É a Música agindo pela música.  Inicialmente no senso comum, musicalizar significa a iniciação a um instrumento musical e a leitura musical. É através da vivência musical que o aluno aprenderá a ser visível a esta manifestação e poderá se expressar por meio dela.

A Música tem a capacidade de tocar a emoção dos alunos, de despertar bons sentimentos, alegria e prazer. Alunos envolvidos com boa música normalmente são mais equilibrados e amáveis. Muitas alternativas têm sido criadas pelas escolas, não somente para o cumprimento de uma lei, mas para também contribuir para a  consolidação da responsabilidade social da escola.  

 

         

  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Bibliotecas Escolares Municipais de Guarapari

 A Biblioteca Escolar Municipal de Guarapari tem o intuito de oferecer serviços técnicos e culturais com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura, oferecendo nas escolas um espaço lúdico não só para leitura e aprendizado, mas também para o lazer e o desenvolvimento cultural do aluno. O incentivo e acesso à leitura ainda na infância, ajuda na formação de cidadãos leitores, com capacidade crítica e argumentativa. Atualmente, as bibliotecas do município atendem em torno de 10664 alunos das seguintes escolas:

Segue a listagem das escolas com bibliotecas:

  

ESCOLAS QUE POSSUEM BIBLIOTECA

EMEF Adalgiza Fernandes Marvilla

EMIEF Ana Rocha Lyra

EMEF Benedita Martins de Souza

EMEF Cândida Soares Machado

EMEIEF Constantino José Vieira

EMEF Darcy Ribeiro

EMEF Eliziário Lourenço Dias

EMEIEF Florisbela Lino Bandeira

EMEF Francisco Araújo

EMEF Ignez Massad Cola

EMEIEF Jorge Boueri Sobrinho

EMEF Lúcia Sasso Bandeira

EMEF Maria Ramalhete Correa

EMEIEF Maria Veloso Calmon

EMEF Marinalva Aragão Amorim

EMEF Otacília Borges Figueiredo

EMEIEF Prof.ªMaria M. D. Huarcaya

EMEIEF Prof.º José A. de Miranda

EMEF Rosa Simões de Almeida

EMEIEF Zilnete Pereira Guimarães

CEMEJA

 

                

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  

 

Orquestra de Violões Sons do Coração

 

 

O Projeto Orquestra de Violões Sons do Coração foi iniciado pela Secretaria Municipal de Educação do município de Guarapari, ES, no ano de 2009, sob a regência do professor e maestro João Daniel Cardoso da Costa.

Inicialmente, as aulas de música ocorriam na EMEF Benedita Martins de Souza, e, posteriormente, foram expandidas para as escolas EMEF Darcy Ribeiro (2011), EMEF Otacília Borges Figueiredo (2013) e EMEIEF Maria das Graças Sant’ana Menário (2018), sendo que, nesta última, o ensino de música tem sido através do ukulele, um instrumento de cordas dedilhadas de origem havaiana.

Para participarem das aulas de música os alunos têm que ter idade mínima de oito anos e estarem matriculados nas escolas da rede municipal de educação.

Os objetivos do projeto são: (a) o ensino de música através do violão, do ukulele e da voz; (b) o desenvolvimento educacional e social do aluno como um todo; e (c) a formação da orquestra de violões e ukuleles, para que os alunos se apresentem. São considerados os pressupostos de que a música pode ter várias funções benéficas, a saber: (a) forma de expressão de sentimentos e valores; (b) desenvolvimento cognitivo e motor; e (c) função social; dentre outros.

As atividades envolvem o ensino de: (a) violão; (b) canto; (c) percussão; (d) ukulele; (e) baixolão; (f) teoria musical; e (g) práticas de improvisação; de forma que a apresentação da orquestra envolva todos os instrumentos, simultaneamente.

Em relação às metodologias, as aulas possuem uma abordagem com ênfase na prática do violão, do ukulele e do canto. As aulas estão fundamentadas em vários pressupostos da Educação Musical, dentre eles, que, primeiramente, as vivências musicais práticas devem ser priorizadas em vez do ensino de conteúdos teóricos densos e sem aplicação para os alunos. As questões teóricas são ensinadas de acordo com as demandas e devem estar ligadas ao fazer musical. Além disso, tem-se buscado relacionar o ensino da música a conteúdos de outras disciplinas como arte, literatura, português, história, matemática, física, para que estimule o aluno a refletir sobre a música e seus desdobramentos, bem como a aplicação das outras disciplinas dentro da música e nas outras situações cotidianas.

O repertório é composto de música popular – predominantemente - e erudita, nacional e internacional, instrumental e cantada. Os arranjos são elaborados pelo maestro João Daniel, mas com possibilidades de sugestões e contribuições por parte dos alunos.

O projeto tem sido bem recebido pelos alunos, escolas, familiares e comunidades onde o mesmo ocorre. A Orquestra de Violões Sons do Coração tem realizado significativa quantidade de apresentações em diversos eventos como: congressos, cursos, inauguração de escolas e hospitais, e festivais da cultura no município de Guarapari e de outras regiões. Em média, o projeto atende 100 alunos por ano, tendo sido atendidos, desde o início, mais de 500 alunos da rede municipal.