Volume
Redes
Sociais
GPPE - COMPLEXO ESPORTIVO "MAURICE SANTOS"

COMPLEXO ESPORTIVO "MAURICE SANTOS”

Fazer e produzir esporte significa gerar mais saúde, mais equilíbrio. E é principalmente, um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade.

Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal de Guarapari financiou, por meio de recursos provenientes do “Salário Educação” (http://www.fnde.gov.br/financiamento/salario-educacao/salario-educacao-entendendo-o), da Secretaria Municipal da Educação, a construção do Complexo Esportivo e Cultural Maurice Santos que beneficia crianças, adolescentes, jovens e adultos da Rede Municipal de Ensino da Educação.

O Complexo Esportivo tem como objetivo, subsi­diar a prática da atividade física de alunos matriculados na rede municipal de ensino por meio de atividades desportivas, recreativas, lúdicas e de lazer, com estímulo à saúde, disci­plina, responsabilidade e qualidade de vida.

Construído com o propósito de desenvolver ações voltadas para promover a melhoria da qualidade e produtividade do ensino nas escolas da Rede Municipal e, por meios das práticas esportivas e de lazer, a qualidade da saúde e dos valores éticos e morais dos alunos.

Atende à necessidade da prática de modalidades esportivas e realização de eventos e projetos desenvolvidos por nossa secretaria em local apropriado como Jogos Escolares, e Torneio Interescolar de XADREZ e de Futsal da EJA.

  FUNCIONAMENTO DAS ESCOLINHAS DESPORTIVAS:

  • ATENDIMENTO NO CONTRATURNO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

  • FAIXA ETÁRIA: de 06 a 16 anos (Além de jovens e adultos matriculados na EJA).

Obs: Os alunos matriculados nas atividades do Complexo no ano de 2017, tiveram prioridade nas vagas, desde que realizassem a rematrícula no período de 22 à 28 de fevereiro.

As matrículas novas se iniciaram no dia 01 de março.

  • DATA DE INÍCIO DAS ATIVIDADES 2018: 05 DE MARÇO.

MODALIDADES ESPORTIVAS CONTEMPLADAS NO CONTRA TURNO DO ALUNO:

  • NATAÇÃO:

Modalidade que possui a maior demanda, a natação é sempre um sucesso de inscrições e atende a cerca de 600 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno. No momento todas as turmas estão completas, além do cadastro de reserva para substituição de faltosos.

  • VOLEIBOL, HANDEBOL, BASQUETE E FUTSAL.

As escolinhas das modalidades coletivas também funcionam no contra turno, com o objetivo de oferecer atividade esportiva aos alunos da rede municipal, divididos por categorias infantil e juvenil, sob orientação de profissionais de Educação Física.

  • XADREZ

Projeto já existente na Rede Municipal, continua contemplado no Complexo, dando sequência ao desenvolvimento desta modalidade esportiva. O jogo de xadrez é utilizado na educação como instrumento inter, multidisciplinar e pluridisciplinar, pois auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, indução e seu vínculo com a informática e as novas tecnologias de informação permitem aumentar o espectro de sua utilização.

  • ESPORTES MIRIM

Categoria criada para atender os alunos de 06 a 09 anos matriculadas na rede municipal de ensino, com o objetivo de introduzir as modalidades esportivas de forma lúdica e recreativa, trabalhando a iniciação desportiva e as capacidades coordenativas, auxiliando positivamente para a construção da noção espaço corporal e o desenvolvimento psicomotor geral.

  • TÊNIS DE MESA

Projeto iniciado em 2017 visando a evolução da modalidade já incluída nos Jogos Escolares da Rede Municipal.

  • PEBOLIM

Iniciação nesta modalidade que tem caráter recreativo, mas é um esporte tão competitivo e estimulante como tantos outros.

  • LUTA OLÍMPICA E JIU-JITSU

  •  

    Previsão de retorno das atividades da Luta Olímpica no Ginásio do Rio Branco e a introdução da modalidade de Jiu-jitsu.

  • DANÇA MODERNA E GINÁSTICA

Serão implantados os projetos de Dança Moderna e Ginástica, com a formação de grupo de dança do COMPLEXO ESPORTIVO, formado por alunos da Rede Municipal, para apresentações em eventos oficiais da Secretaria Municipal da Educação.

 

Número de alunos atendidos nas atividades do Complexo até o momento:

           Turno matutino: média de 700 alunos

           Turno vespertino: média de 700 alunos

           Total: Cerca de 1400 alunos.

    Obs: Alguns alunos participam de mais de uma atividade, de acordo com a disponibilidade de vagas.

           Controle de frequência:

O controle de frequência dos alunos é realizado diariamente pelos professores das respectivas turmas, e no caso de duas faltas consecutivas sem a devida justificativa, a vaga é automaticamente liberada para um novo aluno.

 

CECMS - COMPLEXO ESPORTIVO E CULTURAL “MAURICE SANTOS”

 

Telefone: (27) 3261-5852.

          Coordenação do Complexo Esportivo “MAURICE SANTOS”.

          Prof. Cleber Alisson Lacerda – CREF Nº 001762-G/ES

          GPPE – GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCACIONAIS 

           Telefone: (27)3361-3503 / Sra. Marivone Lisboa

           Sra. Náysa Taboada S. Alvarenga - Profª Mestre em Educação - IFES

           Supervisão Técnico-Pedagógica

 

           Secretária Municipal da Educação -   Sra. Sônia Meriguete